Neste artigo eu vou te ensinar copywriting para afiliados.
Mais que isto, eu vou te mostrar:
- O que é Copywriting para Afiliados;
- Os 7 piores problemas que os afiliados têm com relação aos seus conteúdos;
- Os 3 perfis de afiliados;
- Como dominar a arte de escrever copy’s altamente persuasivas;
- As 5 melhores estruturas de copy’s;
- Os 20 melhores gatilhos mentais;
Vamos em frente!
Afinal, O que é Copywriting para Afiliados?
Copywriting é a arte de criar posts, roteiros de vídeos, e-mails e conteúdo que conduzem a pessoa a tomar uma ação, seja ela curtir, comentar, compartilhar, responder, ou mesmo, comprar.
Portanto, copywriting para afiliados, é a habilidade do afiliado em fazer conteúdos persuasivos e fazer as pessoas tomarem ações sem precisar ser um especialista no assunto.
Copywriting para Afiliados: Os 7 Piores Problemas
Ouço sempre afiliados dizerem: “envio e-mails, mas eles simplesmente não são abertos!”.
Também tem aqueles que trabalham 2 horas para fazerem um post para o Instagram e conseguem apenas 3 ou 4 likes.
Ou ainda, gravam um vídeo para o Youtube e conseguem apenas 10 visualizações…
Estes são apenas alguns dos problemas encarados pelos afiliados.
Preste muita atenção: na verdade existem 7 problemas que os afiliados enfrentam quando tentam vender pela internet sem conhecer copywriting:
- Enviam E-mails que não são abertos;
- Criam Conteúdo chato para a audiência;
- Fazem Posts ignorados pela audiência;
- Gravam Vídeos com baixa ou nenhuma visualização;
- Fazem Lives com baixa retenção de pessoas;
- Criam Páginas de vendas que não vendem;
- Criam Páginas de captura que não geram leads;
A verdade é que todos estes problemas são causados por copy’s ruins.
Isto acontece porque os afiliados estão em 1 de 3 perfis possíveis.
E eu vou te mostrar estes 3 perfis em seguida…
Copywriting para Afiliados: Os 3 Perfis
Veja agora os 3 perfis possíveis que separam os afiliados de sucesso daqueles que enfrentam os 7 piores problemas.
Existem 3 perfis de afiliados quando se trata de saber copywriting:
- Perfil 1: “não sei copywriting para afiliados”;
- Perfil 2: “aprendi copywriting para afiliados, mas não funciona”;
- Perfil 3: “Tenho domínio de copywriting para afiliados, suas estruturas e gatilhos”;
Perfil 1: “Não sei copywriting para afiliados”
Este perfil é, ao mesmo tempo, o pior e o mais fácil de resolver.
Explico…
Desconhecer copy impede o afiliado de criar conteúdo para atrair, engajar e converter.
Em outras palavras, a audiência será muito baixa, pouco qualificada e não comprará nada.
Porém, é um problema fácil de resolver.
Afinal, é um “copo vazio”, ou seja, ele só precisa aprender do jeito certo e, aos poucos, sua audiência e vendas aumentarão.
Perfil 2: “Aprendi copywriting para afiliados, mas não funciona!”
Quando um afiliado diz “aprendi, mas não funciona”, é certeza: ele aprendeu da forma errada.
Perceba que os afiliados conhecedores de copywriting tem resultados muito melhores daqueles que desconhecem copy.
Portanto, este afiliado precisa de ajuda.
Precisa aprender do jeito certo.
Quando o afiliado aprende, aplica e não funciona, só pode ser porque ele foi ensinado de forma errada, concorda?
Posso garantir: o que mais existe são especialistas pilantras que só querem ganhar dinheiro a custas de outros…
… Eles criam “cursos top” e ensinam coisas sem validade para os afiliados.
Cuide quem você segue, pois pode ser um pilantra!
Entretanto, este é um problema mais difícil de resolver pois o afiliado precisa “se libertar” desses falsos especialistas e aprender com quem realmente conhece o assunto.
Perfil 3: “Tenho domínio de copywriting para afiliados, suas estruturas e gatilhos”
O resultado dos afiliados que dominam o copywriting é sempre o mesmo: vendas.
Neste cenário, ele aprendeu copywriting para afiliados da maneira correta.
Além disso, aplica todos os conceitos ensinados e sempre testa novas abordagens.
O afiliado que domina o copywriting:
- Tem altas taxas de abertura de e-mails;
- Cria conteúdo gerador de audiência;
- Faz posts altamente engajadores e atrai novos seguidores;
- Cria vídeos virais e magnetizantes;
- Atrai grande audiência para suas Lives;
- Cria páginas de vendas que vendem como água;
- Cria páginas de captura com altas taxas de conversão;
Se você quer vender todos os dias pela internet, precisa aprender copywriting.
Do contrário, jamais conseguirá escalar suas vendas ou mesmo começar a vender.
O que preciso saber para dominar copywriting?
É exatamente isso que você verá nas próximas linhas…
Domine a arte de escrever copy’s altamente persuasivas
Se você quer escrever copy’s altamente persuasivas sem ser um especialista em copywriting para afiliados, você precisa das estruturas de copy’s.
Você verá que as estruturas são guias para construir copy’s com velocidade e qualidade.
Em outras palavras, as estruturas são sequências persuasivas para disparar os gatilhos mentais da forma mais otimizada possível.
Além das estruturas de copy, vou te mostrar os 20 gatilhos mentais mais utilizados na arte da persuasão.
Peço também para você ler cartas de vendas e textos de especialistas em copy para aprender mais.
Isto vai te ajudar muito no repertório de palavras e na organização da estrutura de copy.
As 5 Melhores Estruturas de copy
AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação)
A AIDA é uma das estruturas mais utilizadas pelo copywriters.
Veja como escrever uma copy no modelo AIDA:
Atenção
É a Headline da estrutura composta por uma Promessa ou Oportunidade.
Para chamar a atenção, você precisa criar uma promessa útil, urgente, única e ultra específica.
Ex.:
“NOVO: Emagreça de 5kg a 10kg em menos de 3 meses com este método Americano”.
“Atenção: Fature até R$ 1.000,00 com Produtos Digitais em 1 mês trabalhando sozinho e em casa”.
É possível também usar a curiosidade:
“NOVIDADE NO BRASIL: Composto Secreto Americano seca barriga em 1 mês sem precisa de academia e sem fazer dieta”.
Interesse
Nesta fase, você irá abrir os olhos da pessoas para um problema que ela possui.
Isto pode ser feito de forma direta ou não.
É muito comum contar a sua história no formato de jornada do herói falando dos seus problemas (eles irão coincidir com os problemas de sua persona).
Assim, ele vai se identificar com sua história ao mesmo tempo que se interessa pelo assunto.
Também é um momento para quebrar as objeções mais comuns relacionadas a seu produto ou serviço.
Desejo
Nesta fase, é o momento de transformar o interesse em desejo.
Você vai expor uma solução (um método, uma fórmula) descoberta por você e como ela solucionou o problema.
A solução ainda não é seu produto, é o resultado dele.
Depois você apresenta seu produto como solução real.
Este é o momento de falar das vantagens, características e da transformação que seu produto promove.
Também é o momento de mostrar as provas, as provas sociais, os bônus, a garantia.
Ação
Momento crucial de sua copy é a ação.
Neste momento é dada uma ordem direta para a ação desejada:
- Quero ganhar dinheiro agora;
- Comente;
- Deixe seu e-mail;
- Outros;
PAS (Problema, Agitação, Solução)
O modelo PAS é muito utilizado em anúncios.
Significa:
- Problema;
- Agitação;
- Solução;
Problema
Apresenta o problema da persona, geralmente na forma de pergunta:
“Está queimando dinheiro com anúncios que não vendem?”
“Você passa a tarde criando posts que não geram engajamento”
“É por essa razão que você perde dinheiro com anúncios…”
Agitação
Nesta fase você aumenta (agita) o problema:
“Isto acontece porque você aprendeu criar anúncios da forma mais errada que existe”.
“A verdade é que tudo que você aprendeu sobre fazer posts está errado”.
“E mais… você está perdendo dinheiro e clientes com isso”.
Solução
Apresente a solução oferecida por seu produto.
“Conheça o método Ads e veja seus anúncios converterem 2x mais”.
“Aprenda a criar Posts com alto engajamento com o método Instastar”.
“Descubra o método que irá transformar sua conta de anúncios em um caixa eletrônico virtual”.
PCS (Problema, Causa, Solução)
Semelhante ao PAS, o PCS é a sigla para:
- Problema;
- Causa;
- Solução;
Problema
Apresente um problema da sua persona:
“Está passando as noites em claro?”
“Faz dieta e academia e não consegue emagrecer?”
Causa
Nesta fase você identifica a causa do problema:
“Isto acontece porque seu sono está ligado diretamente ao seu nível de estresse. Quanto maior seu estresse, menos noites irá dormir”.
“A verdade é: tudo você aprendeu sobre emagrecimento está errado e por isso você não emagrece”.
Solução
Apresente a solução e o produto:
“Conheça o Relax. O potente alívio para o estresse que irá te trazer de volta aquelas noites tranquilas de sono.”
“Você precisa do emagrecimento consciente. Com ele você irá programar seu corpo para reconhecer seus esforços e emagrecer.”
PASTOR
Problema
Apresente um problema à pessoa;
Aumento
Aumente o problema mostrando as consequências em deixar de resolvê-lo.
Story (História)
Conte uma história sobre alguém que tinha esse problema e o resolveu com seu produto.
Transformação
Mostre exemplos e depoimentos das vidas transformadas pelo seu produto.
Oferta
Explique a oferta.
Resposta
Dê um comando de ação.
ADP (Antes, Depois, Ponte)
Antes
Mostre o cenário com o problema.
Depois
Mostre o cenário maravilhoso sem o problema.
Ponte
Mostre como chegar ao cenário sem o problema.
Ex.:
“Ter dores de cabeça durante o trabalho deve ser uma das piores coisas que existem…
…Imagine se você pudesse apagar essa dor em apenas alguns minutos…
Isto é possível com XYZ. O fim das dores de cabeça. “
Os 20 Melhores Gatilhos Mentais
Gatilhos mentais são atalhos para usados por nosso cérebro para tomar decisões.
Eles são muito utilizados nas estruturas de copy’s para ajudar no processo de compra.
Existem diversos gatilhos mentais sendo estes os mais importantes:
- Autoridade – ser reconhecido como especialista em um assunto;
- Reciprocidade – a pessoa sente a necessidade de retribuir toda a ajuda ou todos os presentes que você deu a ela;
- Medo – sentimento ao perceber o que vai acontecer se ela permanecer fazendo o que faz, ou ainda, deixando tomar uma ação;
- Prova – fazer com que ela perceba que funcionou pra mim;
- Prova Social – fazer com que ela perceba que funciona para os outros, ou melhor, para qualquer um;
- Especificidade – fazer ela perceber a verdade através de dados precisos e específicos;
- História – ela se conecta com sua história devido à semelhança dos problemas;
- Porque – ela entende a origem do seu argumento pois é explicado porque aquilo funciona ou porque acontece;
- Simplicidade – perceber que é simples e fácil;
- Curiosidade – aguçar a pessoa para querer saber mais;
- Apreciação – mostrar características dignas de apreciação como beleza, elogios e cumprimentos;
- Escassez – a quantidade é limitada;
- Contexto -uma lógica para a oferta acontecer, ou seja, uma oferta feita em um momento oportuno onde o contexto se encaixe seja ele político, econômico, ou ainda, contexto criado em fase de antecipação;
- Confiança – ser percebido como uma pessoa confiável;
- Comunidade – percebe que existe uma “tribo” de pessoas com desejos em comum;
- Antecipação – gerar expectativa pelo que está por vir;
- Desapego – demonstrar que ela precisa mais do seu produto do que você de vendê-lo;
- Novidade – fazer perceber que ninguém trouxe isso antes;
- Ganância – mostrar que a proposta como um todo de seu produto é uma barganha vantajosa para ele;
- Urgência – mostrar que tem data para acabar;
5 Técnicas de Copywriting para Afiliados
Os modelos mais simples e fáceis aplicados nos principais meios de conteúdo dos afiliados.
Anúncios
Em anúncios, principalmente no Facebook onde o texto visível é mínimo, é muito indicado o uso de modelos PAS e PCS.
Por quê?
Porque a linha visível é aonde as pessoas irão se conectar: a linha do problema.
Copy para e-mail é bem mais dinâmica.
Por causa à liberdade no tamanho de texto dos e-mails, você pode variar entre AIDA, PAS, PCS, ADP, etc.
Além disso, você pode utilizar a estrutura PASTOR e fazer uma copy com uma história.
Fica excelente.
Posts
Posts para Instagram e outras mídias podem ser feitos em modelos PAS, PCS e ADP.
Porém, nada impede de você usar estruturas mais longas.
Vídeos
Vídeos de conteúdo, assim como de vendas, podem ser feitos em estruturas como PCS e AIDA.
Lives
As Lives seguem o mesmo critério dos vídeos.
Contudo, deve-se acrescentar a parte de interação inicial para criar um engajamento com o pessoal.
Vamos Resumir?
Você aprendeu neste artigo:
- O que é Copywriting para Afiliados – a habilidade do afiliado em fazer conteúdos persuasivos e fazer as pessoas tomarem ações sem precisar ser um especialista no assunto;
- Os 7 piores problemas que os afiliados têm com relação aos seus conteúdos;
- Enviam E-mails que não são abertos;
- Criam Conteúdo chato para a audiência;
- Fazem Posts ignorados pela audiência;
- Gravam Vídeos com baixa ou nenhuma visualização;
- Fazem Lives com baixa retenção de pessoas;
- Criam Páginas de vendas que não vendem;
- Criam Páginas de captura que não geram leads;
- Os 3 perfis de afiliados;
- Perfil 1: “não sei copywriting para afiliados”;
- Perfil 2: “aprendi copywriting para afiliados, mas não funciona”;
- Perfil 3: “Tenho domínio de copywriting para afiliados, suas estruturas e gatilhos”;
- Como dominar a arte de escrever copy’s altamente persuasivas;
- As 5 melhores estruturas matadoras de copy;
- Os 20 Gatilhos Mentais mais usados;
Copywriting é, com toda certeza, uma das habilidades mais importantes que o afiliado profissional precisa conhecer.
Caso queira saber, você pode acessar o artigo Como Ser um Afiliado Profissional.
O Próximo Passo Ideal É…
Chegou até aqui?
Parabéns!
Você acaba de ter acesso a um conteúdo completo sobre copywriting para afiliados.
O seu próximo passo ideal, com certeza é se aprofundar no mundo do copywriting.
Por essa razão, eu preparei algo especial para você aqui.
Olha lá e depois me conta.
Até mais.
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